quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Orixás-Oyá/Iansã

Oyá/Iansã

Dia: Quarta-feira
Cores: Marrom, Vermelho e Rosa
Símbolos: Espada e Eruexim
Elementos: Ar em movimento,qualquer tipo de vento, Fogo
Domínios: Tempestades, Ventanias, Raios, Morte
Saudação: Epahei!

Rainha, poderosíssima, Iansã é uma guerreira por vocação, sabe ir à luta e defender o que é seu, a batalha do dia-a-dia é a sua felicidade. A tempestade é o seu poder manifesto, rainha dos raios, das ventanias, do tempo que se fecha sem chover. Ela sabe conquistar, seja no fervor das guerras, seja na arte do amor. Mostra o seu amor e a sua alegria contagiantes na mesma proporção que exterioriza a sua raiva, o seu ódio. Dessa forma, passou a identificar-se muito mais com todas as atividades relacionadas com o homem, que são desenvolvidas fora do lar; portanto não aprecia os afazeres domésticos, rejeitando o papel feminino tradicional. Ela é a mulher que acorda de manhã, beija os filhos e sai em busca do sustento
A tempestade é o seu poder manifesto, rainha dos raios, das ventanias, do tempo que se fecha sem chover.

Orixás-Oxalá

Oxalá
Dia: Sexta-feira
Cor: Branco leitoso.
Simbolo: Opáxorô
Elementos: Atmosfera e Céu
Domínios: Poder procriador masculino, Criação, Vida e Morte
Saudação: Epa Babá!

 OXALÁ é o detentor do poder procriador masculino. Todas as suas representações incluem o branco, cultuado como o senhor do pano branco, o Pai maior, Ele é um dos mais velhos no panteão africano.
 Senhor da sapiência, criador da humanidade, é aquele que nos da o ORI que escolhemos.
Paciente, amoroso, cuidadoso, Oxalá é acolhedor e firme, o pai que dá aos filhos uma direção  e a cabeça para segui-la de forma reta.