segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Orixás-Obá


Dia: Quarta-feira
Cores: Marrom raiado, Vermelho e Amarelo
Símbolos: Ofange (espada) e Escudo de Cobre
Elementos: Fogo e Águas Revoltas
Domínios: Amor e Sucesso Profissional
Saudação: Obá Siré!
Obá é um Orixá ligado à água, guerreira e pouco feminina. As suas roupas são vermelhas e brancas, usa um escudo, uma espada e uma coroa de cobre.
0 tipo psicológico dos filhos de OBA, constitui o estereotipo da mulher de forte temperamento, terrivelmente possessiva e carente, é mulher de um homem só, fiel e sofrida. São combativas, impetuosas e vingativas.
Obá é um ORIXÁ que raramente se manifesta e há pouco estudo sobre ela.
Obá é a mulher consciente do seu poder, que luta e reivindica os seus direitos, que enfrenta qualquer homem – menos aquele que tomar o seu coração. Ela abraça qualquer causa, mas rende-se a uma paixão. Obá é a mulher que se anula quando ama.

Obá filha de Iemanjá e Oxalá. Em toda a África Obá era cultuada como a grande deusa protetora do poder feminino, por isso também é saudada como Iyá Agbá, e mantém estreitas relações com as Iya Mi. Era uma mulher forte, que comandava as demais e desafiava o poder masculino.


Entidades: Pomba-Gira

       
Pomba gira é uma entidade espiritual, que se manifesta em religiões de matriz africana, Candomblé,Umbanda entre outras existentes pelo Brasil e pelo mundo. É uma mensageira entre o mundo dos orixás e a terra.


Com o tempo a entidade construiu um arquétipo de mulher liberal, exibicionista, provocante, e livre das convenções sociais e passou a ser chamada de pomba gira.  A pomba gira está fundamentada como arquétipo criado a partir da Pomba-gira, originária dos cultos africanos de Angola.

A pomba gira é especializada em amor e relacionamentos por ser a orixá do trono do desejo e dos estímulos. É vista como a personificação das forças da natureza, que equivale à força feminina de Exu – orixá guardião do comportamento humano, das casas, das aldeias etc.
As cores geralmente usadas pelas Moças são o vermelho e o preto. São representadas com saias rodadas, blusas rendas, colares, flores e muitos enfeites. Suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a pinga, o espelho, as bijuterias, batons etc.