Pomba gira é uma entidade espiritual, que se manifesta em religiões de matriz africana, Candomblé,Umbanda entre outras existentes pelo Brasil e pelo mundo. É uma mensageira entre o mundo dos orixás e a terra.
Com o tempo a entidade construiu um arquétipo de mulher liberal, exibicionista, provocante, e livre das convenções sociais e passou a ser chamada de pomba gira. A pomba gira está fundamentada como arquétipo criado a partir da Pomba-gira, originária dos cultos africanos de Angola.
A pomba gira é especializada em amor e relacionamentos por ser a orixá do trono do desejo e dos estímulos. É vista como a personificação das forças da natureza, que equivale à força feminina de Exu – orixá guardião do comportamento humano, das casas, das aldeias etc.
As cores geralmente usadas pelas Moças são o vermelho e o preto. São representadas com saias rodadas, blusas rendas, colares, flores e muitos enfeites. Suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a pinga, o espelho, as bijuterias, batons etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário